Carlos Baltazar

Master Trainer
PNL

Ajudo a dar sentido ao que é sentido

O início

Engenheiro de formação, tenho um percurso ligado às vendas e à gestão de equipas e de empresas. Também fui professor do ensino secundário, informático e colaborador de jornais. Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de crescimento e descoberta pessoal.

Após uma crise existencial e de saúde, decidi investigar o funcionamento da mente humana e como o podemos influenciar. Já tinha lido muitos livros de auto ajuda e tinha curiosidade pelas filosofias orientais, em especial pelo budismo.

Tinha também convivido e ajudado pessoas muito próximas que passaram por graves crises de saúde mental, em processos muito difíceis que se arrastaram por um período muito longo. E este foi o ponto de partida para me tornar coach e formador de PNL.

A Preparação

Decidi então que era tempo de estudar o tema de um ponto de vista prático e transformativo. Li muito sobre os processos mentais e comportamentais que conduzem à felicidade, bem-estar e harmonia e acabei por encontrar a PNL, que passou a ser o eixo sólido para o meu desenvolvimento e para a estruturação das minhas ideias.

A PNL é a arte de colocar a nossa reserva de recursos ao nosso integral serviço, é a tecnologia de comunicar melhor connosco e com os outros e é a sabedoria de escolher comportamentos alinhados com o que somos e queremos alcançar.

O segredo é que as pessoas têm o poder de melhorar as suas representações internas, otimizar os seus recursos e tornarem-se seres humanos mais funcionais e mais felizes.

O que faço como Master Trainer PNL

De uma forma resumida, posso afirmar que, enquanto coach e formador de PNL, ajudo o cliente a colocar o foco da sua atenção nas suas possibilidades. O problema não desaparece por magia mas é algo ligado ao passado.

Em conjunto, vamos procurar soluções libertadoras de energia e geradoras de comportamentos gratificantes para o cliente.

Diferenciação

A minha grande capacidade é a escuta ativa. Gosto de ficar em sintonia profunda com o cliente, aproximar-me do seu modelo do mundo, compreendê-lo e valorizar todas as suas habilidades e competências.

Procurar as crenças negativas ou limitadores que o prejudicam e transformá-las noutras convicções que possam suportar o seu progresso e crescimento pessoal. Reforçar a sua autoestima e entusiasmo para encarar a vida e os outros com os olhos de um vencedor.

Para mim, vencer e ter sucesso são um objetivo de vida, a muitas dimensões, não se trata só de obter resultados num contexto limitado.

Ferramentas

Nos processos de assistência pessoal, uso as ferramentas da Programação Neuro Linguística, do Panorama Social (Lucas Derks), assim como Modelagem Simbólica (Clean Language). Fui também influenciado pelos modelos integrais de Ken Wilber e espirituais de Eckart Tolle.

Estes são os meus mais importantes princípios comportamentais e crenças que governam a minha prática enquanto formador e coach com PNL:

  • PRESENÇA
  • INTEGRIDADE
  • EFICÁCIA
  • ENTUSIASMO
  • CRIATIVIDADE

Trainer certificado pelo NTI-NLP

Desenvolvemos a excelência humana

Fale comigo