• Oeiras - Portugal

  • 937 271 910 

    info@carlosbaltazar-pnl.pt 

  • 10.00 - 19.00

    Segunda a Sábado

FAQ

AJUDA Perguntas Frequentes

 

  • O QUE ACONTECE NUMA CONSULTA DE PNL?

    Numa consulta baseada em PNL, pretendemos: Estabelecer uma relação de confiança. Conhecer o problema do cliente e o seu estado actual, mas, fundamentalmente, saber qual o seu estado desejado. Estabelecer uma conversação robusta e frutífera para assistir o cliente na sua experiência de novos estados. Aplicar as técnicas mais relevantes para propiciar, quer em ambiente de coaching quer de terapia, os progressos mais rápidos e seguros. Acordar com o cliente as tarefas que poderão reforçar a mudança e o controlo da sua vida. Há um conjunto muito grande perguntas poderosas que faço com frequência aos meus clientes. Eis algumas: O que quer obter? Porque quer isso (valor, motivação e convicções positivas) O que o tem impedido de conseguir o que quer? (interferência ou obstáculos, convicções limitadoras) Como você vai saber que está conseguindo ou conseguiu? (evidência sensorial) O que você ganha e o que perde conseguindo a meta e qual o efeito na sua vida? (ecologia) O que você ganha e o que perde não conseguindo a meta e qual o efeito na sua vida? (ganhos secundários) Que recursos você tem e que outros ainda precisa? O que você vai fazer? (plano de ação) Se tiver dificuldade, que outras coisas vai fazer? (recursos, plano B) Quando, onde e com quem você vai fazer isto? O cliente não fica sozinho no processo de elaboração das respostas. A PNL tem métodos para assistir o cliente a encontrar a sua resposta para estas e outras perguntas transformativas.
  • A PROGRAMAÇÃO NÃO É UMA LAVAGEM AO CÉREBRO?

    Nada mais afastado da realidade. A programação refere-se ao facto de termos programas e padrões de comportamento e pensamento. Estes programas podem ajudar-nos a funcionar, mas também nos podem impedir-nos de progredir. A PNL ajuda a perceber quais são os ‘programas’ que podem ser modificados, sempre de acordo e sob controlo do cliente.
  • O QUE É A PAISAGEM METAFÓRICA?

    A Paisagem Metafórica significa o desenvolvimento de metáforas e símbolos que podem ajudar o cliente a expor a sua situação a um nível muito profundo. Neste processo, a solução para o seu problema aparece também a um nível simbólico, sendo passada ao consciente para resolução estável do problema. Baseia-se no trabalho de David Grove, com ‘Clean Language’. (Ver também os seus divulgadores Lawley & Tompkins).
  • PORQUE É IMPORTANTE TER OBJECTIVOS BEM FORMULADOS?

    A nossa vida prática, na interacção com o mundo exterior, e os nossos próprios processos de desenvolvimento interior organizam-se em torno de objectivos. Objectivos são um instrumento para obter resultados. Na PNL,  considera-se que um Objectivo bem formulado é um programa neurológico para o sucesso. O Pensamento Positivo só pode ser eficaz ao ser conjugado com objectivos bem formulados.
  • EM QUE SE DISTINGUE A PNL DO PENSAMENTO POSITIVO DO TIPO «O SEGREDO»?

    Há uma grande diferença entre pensamento positivo fantasioso e o optimismo estruturado, como proposto pela PNL, baseado na boa formulação de objectivos e na entrada da pessoa em estados de recursos.
  • O PANORAMA SOCIAL MENTAL É PARECIDO COM AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES?

      O Panorama Social é um desenvolvimento autónomo dentro da grande área da PNL, de autoria do psicólogo social Holandês Lucas Derks, pelo qual fui certificado. Baseia-se no pressuposto que nós elaboramos modelos mentais das pessoas ou entidades do nosso mundo, de tal forma a que mentalmente os representamos em certas localizações. Através da análise e modificação destes mapas mentais é possível resolver um enorme número de problemas de relacionamento familiar, de auto-estima, de história pessoal, de relacionamento com a autoridade, etc. A semelhança com as Constelações Familiares só ocorre no facto de que o Panorama Social trabalha com o mesmo tipo de situações. A grande diferença é a sua maior rapidez e não precisar da participação de personagens reais.
  • O QUE É O DIÁLOGO DE VOZES?

     O Diálogo de vozes (Voice Dialogue) resulta do trabalho original dos psiquiatras Hal e Sydra Stone. Tem uma correspondência directa com o modelo das partes da PNL e visa dar voz às partes reprimidas e sombrias, de forma a construir um EU atento e consciente, como alternativa ao Ego dominador e fracturado.
  • 1

partilha este artigo

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn