• Oeiras - Portugal

info@carlosbaltazar-pnl.pt

• 10.00 - 19.00

Segunda a Sábado

PNL- O que é, de onde vem, para que serve

Programação Neuro Linguística elabora uma abordagem prática ao estudo da mente na perspetiva da excelência humana. Como nos podemos sentir bem, com acesso a todos os nossos recursos, resolvendo padrões ineficazes do passado e atingindo os nossos objetivos mais importantes.

Em resumo: O que é a PNL?

A PNL  – Programação Neuro Linguística é uma disciplina fundada nos anos 70 no ambiente da  Universidade de Santa Cruz, Califórnia, tendo começado com a observação e modelagem de comunicadores (terapeutas) famosos como Milton Erickson e Virgínia Satir.
A curiosidade dos pioneiros da PNL pode resumir-se nesta pergunta: “Qual é a diferença que faz a diferença no comportamento das pessoas que são bem-sucedidas?”
Numa frase, a PNL estuda a nossa mente para descobrir o que a faz funcionar eficazmente. A partir daí, cria modelos e técnicas práticas com uma enorme gama de aplicação.

A PNL estuda a mente humana, recriando o seu manual de instruções.

Traz ao consciente processos inconscientes
Ativa recursos
É um processo de Enquadramento Positivo
Estuda e transforma a estrutura da experiência subjetiva
Dá-nos a chave para o manual de utilização da mente
Fornece ferramentas para dominar o processo de comunicação.

A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos os nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direccionar e optimizar esse processo. Em outras palavras, estuda como o ser humano funciona e como pode escolher a maneira como quer funcionar.

PNL é o estudo de como representamos a realidade nas nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar as representações para atingirmos os resultados desejados. Com a PNL, investigamos como se processa o pensamento e a sua relação com as sensações e a linguagem. E ainda procuramos perceber a influência da linguagem e a sua interacção com o nosso próprio sistema corpo/mente/espírito e com o das outras pessoas, isto é – a comunicação.

A PNL começou como um processo de modelagem. Se alguém faz muito bem uma coisa, podemos estudar o processo e a estratégia, fazer igual e obter os mesmos resultados. Esta nova tecnologia de apoio aos processos mentais eficientes expandiu-se cedo para além do campo da comunicação e da terapia e começou a ser utilizada nas áreas de aprendizagem, saúde, criatividade, liderança, gestão, vendas, consultoria e formação em empresas. Dos EUA, a PNL divulgou-se praticamente para o todo o mundo.

partilha este artigo

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Nota: Os seus dados não serão partilhados com outras entidades.

Formulário para contacto Carlos Baltazar