PNL para terapia ou coaching?

Não é uma terapia mas tem ferramentas de alto impacto que podem ser usadas em terapia e não é, em si mesma, um estilo de Coaching mas pode suportar um prática de Coaching muito eficaz.
A PNL é uma abordagem muito estruturada ao estudo prático do funcionamento da mente humana. A (re)Programação Neuro Linguística oferece um vasto conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para o progresso pessoal, para a conquista da excelência e para a resolução de impedimentos comportamentais.

O estilo de Coaching com PNL distingue-se pelo trabalho com o Inconsistente e pelo foco na estrutura da experiência subjectiva do cliente.

Nas minhas sessões de Coaching (que realizo desde 2010, tendo apoiado  centenas de clientes) ajudo pessoas a ultrapassar diversos tipos de impasse ou constrangimento que as impedem de realizar o seu potencial.

O cliente é sempre o proprietário das suas decisões, do seu problema e das soluções. As perguntas e técnicas de transformação que emprego destinam-se a revelar os seus recursos escondidos e a devolver-lhe a plena capacidade de chegar aonde deseja. Quer isto dizer que a intervenção é focada para o futuro e para a exploração das qualidades e recursos do cliente, pensando nos seus objectivos.

Os seus problemas são tratados na óptica das possibilidades e das soluções muito mais do que na óptica das causas. As causas interessam-nos só no sentido em que possam permitir o tratamento das memórias de vida que estiveram na raiz dos problemas ou indiquem as melhores técnicas a ser usadas para a cura.

Normalmente, um cliente de terapia vem com problemas específicos, que sente de uma forma premente, e espera uma solução rápida. O cliente de ‘coaching’ traz uma expectativa de apoio de maior fôlego ao seu desenvolvimento pessoal ou à sua performance em dado contexto de vida, designadamente o profissional. Em ambos os casos, assistimos o cliente a melhorar a sua ‘performance’, o seu comportamento e os seus estados mentais e fisiológicos em diversos contextos, desde o familiar ao profissional. Estimulamos e assistimos as mudanças que o próprio cliente vai pondo em prática, a partir do diálogo activo em que as perguntas precisas têm um papel muito importante.

Os métodos usados são fundamentalmente os da PNL*, complementados com os do Panorama Social, Paisagem Metafórica e Diálogo de Vozes. *Incluindo a Terapia da Linha do Tempo.

Atendo pessoas a partir dos 14 anos.

Est votre langue le Français? Je serais heureux de vous servir. Le coaching avec la PNL est eficace et trés flexible.

Is English your language? I will be happy to help you. NLP Coaching is efficient and much  flexible.

A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos os nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direccionar e optimizar esse processo. Em outras palavras, estuda como o ser humano funciona e como pode escolher a maneira como quer funcionar.

PNL é o estudo de como representamos a realidade nas nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar as representações para atingirmos os resultados desejados. Com a PNL, investigamos como se processa o pensamento e a sua relação com as sensações e a linguagem. E ainda procuramos perceber a influência da linguagem e a sua interacção com o nosso próprio sistema corpo/mente/espírito e com o das outras pessoas, isto é – a comunicação.

A PNL começou como um processo de modelagem. Se alguém faz muito bem uma coisa, podemos estudar o processo e a estratégia, fazer igual e obter os mesmos resultados. Esta nova tecnologia de apoio aos processos mentais eficientes expandiu-se cedo para além do campo da comunicação e da terapia e começou a ser utilizada nas áreas de aprendizagem, saúde, criatividade, liderança, gestão, vendas, consultoria e formação em empresas. Dos EUA, a PNL divulgou-se praticamente para o todo o mundo.

Somente disponível por Skype. 20 minutos. Custo zero.
No final desta sessão, o cliente deverá ter uma percepção fundamentada sobre a conveniência de prosseguir ou não o trabalho comigo. Destina-se, também, a ajudar a definir o programa de trabalho posterior.

Sessão única de 1h50 para auto conhecimento e exploração da paisagem interior da pessoa, usando diversos processos de auto investigação assistida, nos planos mental, emocional e espiritual.

Duração: 1h20 Locais: Oeiras ou Lisboa.
Coaching com PNL aplicado ao desenvolvimento do potencial do cliente, ajudando-o a ultrapassar bloqueios, responder a desafios de vida e, no geral, a sentir-se melhor e com maior e estável acesso aos seus próprios recursos. Objectivo – Tornar mais presente o seu futuro atraente e ser dono da sua vida, manifestando o seu mais completo potencial.

Entre em contacto comigo para determinarmos se o posso ajudar.

Entre em contacto comigo, para combinarmos detalhes.