Problemas imaginários têm soluções imaginárias

Um problema é algo que me afasta do meu estado desejado, tendo a percepção de que me faltam recursos para o resolver.

Como distinguir problemas reais de imaginários?

Regra prática: um problema real tem uma solução real, por difícil que seja. Os imaginários não têm solução, pelo menos no mesmo plano em que aparecem. Problemas reais têm soluções reais, problemas imaginários, têm soluções imaginárias.

Se o teu problema tiver uma solução fora da realidade, o problema era imaginário. Se é real e não tem solução, também deixou de ser problema: é uma condição objectiva, é um facto.

Exemplo: Eu quero passar para o lado de lá daquela alta montanha.

O problema é real, se eu considerar que esse é o meu objectivo e que vale a pena lutar por ele.

Assim, este problema tem uma solução:

  • Há um caminho que pode ser encontrado ou um caminho pode ser feito.
  • Eu tenho a forma física necessária para subir a montanha ou, senão tiver, posso adquiri-la.
  • Etc.
  • Ou não tem solução. Não encontro forma de passar a montanha.

    Agora tenho uma escolha: continuo com o problema e estou votado ao insucesso e ao eventual sofrimento. Ou, então, passo a considerar a montanha como um facto intransponível e ligo-me ao ilimitado campo das possibilidades abertas para quem não quer passar para o lado de lá daquela montanha específica e se concentra em explorar todas as alternativas: estabeleço-me no vale, continuo a viagem por outro lado, exploro uma mina no flanco da montanha (às vezes os problemas são ricos de oportunidades inesperadas!), etc.

    Problemas imaginários

    Os problemas também são imaginários quando são simplesmente um estado anímico difícil de gerir que surge num contexto onde a pessoa deixa de ter acesso aos seus recursos.

    Não são, todavia, menos difíceis de viver só porque são imaginários.

    Se isto te sucede, experimenta olhar para a situação a partir de um ponto de vista de observador. Interroga-te sobre as condições objectivas que sustentam o ‘problema’ e que recursos precisas de activar para lidar com elas.

    Como te sentirias e o que farias ao ter esses recursos?

    Por vezes precisamos de ajuda externa para poder ultrapassar estas condições problemáticas. A PNL e o coaching em geral são um apoio à mudança que tem ajudado imensas pessoas em todo o mundo.

Carlos Baltazar
Publicado em 23/04/2020

Artigo AnteriorFrustração? Não, obrigado…
Próximo Artigo12 Arquétipos da Jornada da Vida