Ninguém tem o poder de te fazer sentir mal

Se alguém te fez sentir mal, duas coisas aconteceram:

  1. De algum modo deste-lhe permissão para isso. Interroga-te: o que podes fazer para retirar essa permissão?
  2. De facto, o sentimento é criado dentro de ti, portanto a outra pessoa não tem poder para te fazer sentir mal. Tu criaste este sentimento a partir da interpretação que fizeste do comportamento do outro. Ao retirares a permissão tornas-te dono dos teus sentimentos e dos processos que os causam.
    Faz uma declaração forte e ressonante:
    EU RETIRO A PERMISSÃO DE ME FAZEREM SENTIR MAL. SOU EU QUE TOMO CONTA DO MEU ESTADO INTERIOR!
    Vê a nota no fim deste artigo.

Lembra-te:
• Podem avaliar o teu comportamento ou performance. Não te avaliam a ti.
• Podem criticar algo que fizeste. Aprende com isso.
• Podem atirar-te abaixo. Só terão sucesso se, ao caíres, não te levantares.
• Podem atacar-te. Provavelmente despertaste medos. Não os tomes para ti.

Sobre a Vulnerabilidade
“Vivemos numa sociedade em que não é socialmente aceitável estar ferido e ser vulnerável. Supostamente, devemos estar sempre OK, o que nos leva a esconder a nossa criança interior, ferida, perdida, por receio de sermos julgados pelos outros- que, ironicamente, também ocultam a sua própria criança vulnerável. Como resultado, esta criança não só é ferida como muito solitária.”
(Carol Pearson. Awakening the Heroes Within)
Felizmente, até no campo tradicionalmente mais conservador dos negócios, cada vez mais se reconhece que as pessoas são mais do que performance, são potencial. E o potencial só se manifesta quando a pessoa é inteira e a energia flui. Ser vulnerável e desenvolver formas de exprimir e lidar com a vulnerabilidade é uma prova de maturidade, não de fraqueza.

CAUSA e EFEITO
Na PNL, gostamos de distinguir entre estar na Causa ou no Efeito. É uma distinção fundamental para saber se estamos em estados produtivos ou passivos. Naturalmente, uma directiva das intervenções de coaching com PNL é assegurar que o cliente reconhece e assume o lugar da Causa.
Na Causa, determinamos as nossas acções, sendo 'donos' dos nossos sentimentos e dos significados que atribuímos. No Efeito consideramo-nos vítimas ou consequência de algo que nos ultrapassa e tem poder sobre nós.

As Emoções
Não há mesmo emoções negativas.
O que há é:

  • emoções estagnadas no drama
  • sentimentos baseados em pensamentos destrutivos
  • e egos frágeis que, paradoxalmente, se reforçam no conflito.

Qual é a emoção com que lidas com mais dificuldade?
Se ela tivesse algo para te ensinar, o que seria?

As dificuldades da Vida
As dificuldades da vida dão-nos profundidade e espessura. São o suporte da nossa grandeza. Permitem que o nosso brilho seja duradouro e envolvente.
"As pessoas mais belas que encontrei foram aquelas que conheceram a derrota, conheceram o sofrimento, a luta e a perda e encontraram a sua forma de sair dos abismos.
Estas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que as enche de compaixão, humildade e uma profunda inquietação amorosa.
A gente bela não surge no nada."

Elizabeth Kubler-Ross

*Nota

  1. A PNL- Programação Neuro Linguística é uma metodologia de crescimento pessoal que nos pode preparar para ser adultos com maturidade, em plena posse do nosso poder pessoal.*
  2. Para retirares a alguém o poder de te fazer sentir mal, além da declaração que sugeri no início, executa esta prática (proveniente do modelo Panorama Social):
    a) Num estado de tranquilidade, virada para dentro, fecha os olhos e considera onde visualizas essa pessoa no teu espaço mental?
    Longe ou perto? que tamanho tem em relação ao teu próprio tamanho percebido? Está mais acima ou mais abaixo? Para onde olha?
    b) Experimenta afastar essa imagem (chamamos-lhe personificação do outro), levando-a para um local em que diminua o seu poder. Diminui o seu tamanho e assegura que deixa de olhar para ti.
    c) Imagina que limpas o espaço eque antes era ocupado por essa personificação.
    d) Imagina uma situação no futuro que estás a interaigr com essa pessoa. O que estará a contecer diferente?
    Nota: esta prática é uma versão simplificada de um dos muitos procedimentos cofificados dentro da área da PNL conhecida por Panorama Social e desenvolvida pelo psicólogo social holandês Lucas Derks.
    Esta é uma das metodologis que uso nas sessões de coaching.
Carlos Baltazar
Publicado em 01/08/2022

Artigo AnteriorDuas pedras no caminho da mudança